Como montar uma cervejaria - 10 passos para você colocar seu sonho em prática

Estruture seu sonho com apenas 10 passos – não basta sonhar, tem que colocar em prática!

APRESENTAÇÃO INICIAL

As panelas já não estão mais dando conta do tamanho da produção?

Chega a hora em que o cervejeiro deixa de produzir cerveja só para os amigos e almeja voos mais altos.

O mercado de cervejas especiais segue em franco crescimento, nunca se viu tantas pessoas investindo no mercado de cerveja artesanal como agora. Neste meio há espaço para todo mundo, e se você está pensando em investir no próprio negócio e aliar prazer, divertimento e lucro, você está no caminho certo.

Este Workshop ajuda futuros empreendedores cervejeiros a:

  • Definir seus projetos de implantação de uma cervejaria,
  • Planejar a capacidade produtiva,
  • Compreender o potencial do mercado,
  • Simular o impacto financeiro de suas escolhas e a estudar a viabilidade econômico-financeira, preparando o projeto, caso necessário, para obtenção de financiamentos e investimentos.

Estruturamos este workshop em 10 passos, com conteúdo de aproveitamento imediato, para facilitar o entendimento e estruturação das etapas a serem seguidas para você implementar com maior segurança sua própria cervejaria.

POR QUÊ?

Trata-se de um treinamento totalmente prático com conceitos que norteiam a estruturação de uma cervejaria.

Será utilizada uma planilha de simulação desenvolvida especialmente para o curso, com acompanhamento em tempo real do impacto de cada um dos 10 passos na viabilidade e no dia a dia do seu negócio.

Ao final do curso e vencidas as 10 etapas, você terá em mãos um projeto de negócio totalmente estruturado, pronto para colocar em prática, no tamanho do seu “bolso” e do seu “sonho”.

Como montar uma cervejaria

CONTEÚDO

  1. Escolha do local e aspectos legais das instalações e da estrutura física

Tendo em vista que uma cervejaria, independentemente de seu porte, é considerada uma indústria, o conhecimento da legislação bem como a lista de exigências, procedimentos e pré-requisitos pertinentes a localização, instalações e estrutura física serão desmistificados neste passo.

  1. Abertura da empresa e legislação relativa a cervejarias

Neste passo alinharemos as questões de enquadramento jurídico e demais legislações que implicam na operacionalização e andamento da cervejaria, combinando com outros gastos pré-operacionais.

  1. Escolha dos equipamentos e melhor configuração e adequação da capacidade produtiva

Etapa crucial a ser vencida e entendida, em que apresentaremos as questões pertinentes ao dimensionamento e orçamento de equipamentos de fabricação, ou seja, os investimentos para implantação de uma fábrica de cerveja. Abordaremos também os orçamentos para estrutura de envase e conservação, estrutura de distribuição, estrutura de retaguarda administrativa e ainda, arquitetura, projeto de adaptação e reforma de imóvel.

  1. Escolha das receitas das cervejas e o impacto delas no valor dos produtos

Nesta etapa você poderá compreender de uma vez por todas o impacto real dos principais insumos (água, malte, fermento, lúpulo) em cada receita e ainda a importância e o cálculo do rendimento do seu equipamento e demais consumos, como energia elétrica, gás e água de processo e de utilidade. A partir deste momento teremos informações suficientes para entender a composição do custo das mercadorias produzidas e a necessidade de estoques iniciais.

  1. Escolha do enquadramento tributário

Vencida a etapa de simulação dos insumos e custos de produção, é chegada a hora de pensar nas fontes de receitas. Mas para isso, é necessário previamente escolher um regime de enquadramento tributário (lucro real, lucro presumido ou SIMPLES) e entender as consequências da tributação sobre o negócio, absorvendo conhecimentos sobre a legislação tributação brasileira para cervejas, um assunto tão complexo: impostos e alíquotas incidentes, bases de cálculo e possibilidades de ganho de competitividade.

  1. Estudo das estratégias de precificação e distribuição

Alinhar a oferta de produtos (mix de estilos, apresentação e embalagem) com as estratégias de precificação e distribuição são os objetivos desta etapa. Entendendo nossos custos de produção e a tributação, vamos aprender a precificar nossas cervejas e a definir a melhor estratégia de comercialização para cada projeto.

  1. Escolha e definições estratégicas para RH, Marketing e TI

A litragem produzida influenciará diretamente na equipe de RH. A quantificação do pessoal da produção, do administrativo, da área de vendas e de distribuição são importantes para que se possa executar a projeção da folha de pagamento a partir dos salários de cada uma das funções. As estratégias de marketing, marca, publicidade e propaganda para alavancar as vendas necessárias serão brevemente esplanadas, bem como os melhores caminhos para utilização de TI para controles administrativos e fabris.

     8. Montagem do orçamento

Praticamente na etapa final de compilação de todas as informações até então absorvidas, transformaremos todos estes números em orçamento da operação, simulando as despesas relativas a infraestrutura: imóvel, água, luz, fone, internet, manutenção, seguros, segurança, capacitação e treinamento da equipe e algumas assessorias e consultorias necessárias, contábil, jurídico, marketing, gestão, etc.

  1. Análise e simulação de cenários para o crescimento

Com os números em mãos podemos agora simular o crescimento da nossa cervejaria em diferentes cenários, avaliando hipóteses de tamanho e capacidade produtiva da nossa cervejaria, antes de tomar qualquer decisão que impacte financeiramente. Testando diferentes possibilidades na planilha de simulação desenvolvida especialmente para o curso, vamos visualizar o melhor projeto possível, nas condições que você visualiza para o seu empreendimento.

  1. Montagem do plano de negócio para atrair investidores e financiadores

Diante de todas as definições prévias, na última etapa aprenderemos a transformar todas essas informações em um projeto claro e vendável para investidores, futuros sócios ou entidades financiadoras.

Marcelo Scavone | Sommelier

  • Fundador e proprietário da Escola da Cerveja;
  • Sócio proprietário da EGAS – Escola de Gastronomia Aires Scavone; Sommelier de cervejas pela Doemens Academy;
  • Homebrewer desde 2009;

Atua como sommelier na montagem de cartas de cervejas, palestras, degustações e harmonizações assistidas.

Membro da Associação Brasileira de Sommelier de Cervejas.

Membro da Brewers Association (BA) Membro do conselho editorial da Revista da CERVEJA.

Curador e professor de cursos e eventos relacionados a produção artesanal de cervejas e harmonização desde 2009;

Mateus Silva | Mestre Cervejeiro

  • Formado em enologia pela Escola Federal de Bento Gonçalves (1999);
  • Mestre-Cervejeiro pelo SENAI de Vassouras (2000);
  • Engenheiro de alimentos em UNISINOS (2013);
  • Consultor cervejeiro de 40 cervejarias a nível de Brasil;
  • Gestor da Cervejaria do Farol, desde 2007;
  • Consultor para implementação de microcervejarias;
  • Desenvolvimento e formulações de receitas;
  • Treinamento de equipe para cervejarias.

Carlos Steffen | Ativar Consultoria

  • Especialista em Marketing pela UFRGS;
  • Graduado em Engenharia Elétrica pela UFRGS;
  • Beer Sommelier pelo Instituto da Cerveja Brasil;
  • Especialista em Negócios da Cerveja pela Beer Academy;
  • Desenvolve atividades de consultoria e capacitação em marketing, planejamento e desenvolvimento de projetos e empreendimentos;
  • Atua também em desenvolvimento de mercado, já tendo conduzido projetos de expansão comercial de empresas no Brasil e Exterior.

Felipe Spilari | Ativar Consultoria

  • Especialista em Marketing Estratégico pela ESPM;
  • Graduado em Administração pela UFRGS;
  • Desenvolve atividades de consultoria em planejamento estratégico, marketing e estruturação de negócios;
  • Temas de interesse e trabalho: marketing, planejamento, inovação, empreendedorismo e e-business.

Marco Aurélio Dal Mas | Serra Inox

  • Proprietário da Serra Inox;
  • Diretor Comercial;
  • Técnico Mecânico;
  • Empresa atuante no ramo cervejeiro há cinco anos, com mais de 40 fábricas instaladas e mais de 200 clientes no ramo cervejeiro, fornecendo equipamentos desde o homebrewer até o grande cervejeiro com extrema atenção a qualidade.

Alam Carlos Corrêa | BeerSales

  • Bacharel em Engenharia da Computação UNISC;
  • Diretor Executivo na e-Get Desenvolvimento de Sistemas.

Política de Cancelamento

      • No caso de desistência por parte do aluno, com até 7 (sete) dias de antecedência do curso, a Escola da Cerveja resguarda-se ao direito de reter os valores referentes à taxa administrativa, correspondente a 20% do valor do curso, à título de multa rescisória.
      • Nas últimas 48 horas que antecedem o início do curso, não haverá restituição. Porém, é possível manter o valor pago como crédito para utilização em outro(s) curso(s) em um prazo máximo de 3 (três) meses, a contar da data da realização do curso adquirido pelo aluno.
      • O curso poderá vir a ser cancelado ou sofrer alterações a qualquer momento pela Escola da Cerveja, na hipótese de o mesmo não atingir o número mínimo de alunos ou ainda por motivos excepcionais. Nesse caso, o valor já pago pelo aluno referente à inscrição do curso, e somente este valor, será integralmente restituído.

Política de Desconto

Para dar seguimento à disseminação da cultura cervejeira em sua amplitude, a Escola da Cerveja proporciona uma política de descontos para incentivar o acesso aos cursos e à continuidade do aprendizado de nossos alunos nos cursos oferecidos.

Os percentuais definidos na política de descontos são válidos para todos os cursos oferecidos pela Escola da Cerveja. Casos não contemplados nesta política ficam sujeitos à análise pela diretoria da escola.

CUPOMDESCONTO SOBRE O VALOR TOTAL DO CURSO
Associados de associações cervejeiras, tais como: ACERVA(s), AGM, ABRACERVA7,5%
EX-Aluno5,0%
Colaborador de Cervejaria7,5%
Dois (dois cursos ou dois participantes)7,5%
Três (Três cursos ou três participantes)10%
Quatro (quatro cursos ou quatro participantes)12,5%
Cinco (cinco cursos ou cinco participantes)15%

Regras sobre os cupons:

      • Para que o desconto seja validado, é necessário colocar a palavra correspondente ao mesmo, no campo cupom em nosso site e aplicar;
      • Os cupons não são cumulativos;
      • No caso da utilização do cupom que não corresponde à quantidade de curso ou de participantes correta, o pedido será cancelado;
      • Para pagamentos à vista, será concedido mais 2,5% de desconto, independente do cupom utilizado.

ATENÇÃO

Selecione a data desejada e aperte nos seguintes botões: Comprar, Ver Carrinho e Finalizar compra.
Preencha os detalhes de cobrança e confirme a opção de pagamento (transferência bancária, cartão de débito ou de crédito).
Em caso de mais de um aluno inscrito no(s) curso(s) desejado(s), informar o nome completo do aluno em Notas do Pedido.

Próxima turma

29/11 a 02/12

R$ 2.640,00Comprar

INFORMAÇÕES

MATRICULE-SE

29/11 a 02/12
Quinta: 18h30 às 22h30
Sexta e Sábado: 9h às 18h
Domingo: 9h às 13h

INVESTIMENTO

R$ 2.574,00 (à vista)
R$ 2.640,00 (8x R$ 330,00)
*Consulte condições para mais de um inscrito pelo nosso WhatsApp: (51) 99964.8851

CARGA HORÁRIA

24h / aula

FREQUÊNCIA:

MÍNIMA:  75%

INCLUSO

Material Didático
Certificado de Participação
Beer-Break
Planilha para acompanhamento do plano de negócios
Participação no grupo de WhatsApp do curso