CERVEJARIA DE A a Z

APRENDA DE MANEIRA PRÁTICA COMO MONTAR UMA CERVEJARIA

icone_tinaAs panelas já não estão mais dando conta do tamanho do sonho e da produção? Chega a hora em que o cervejeiro deixa de produzir cerveja só para os amigos e almeja vôos mais altos.

Apesar da crise econômica em que nos encontramos, curiosamente o mercado de cervejas especiais se tornou o soldadinho marchando na direção oposta ao declínio financeiro atual. Nunca se viu tantas pessoas investindo no mercado cervejeiro artesanal como agora. Neste meio há espaço para todo mundo e se você está pensando em investir no próprio negócio e conseguiu aliar prazer, divertimento e lucro você, amigo cervejeiro, está no caminho certo.

NÃO BASTA SONHAR, TEM QUE POR EM PRÁTICA.

Workshop Cervejaria de A a Z ajuda empreendedoresempresários e gestores a definir seus projetos de implantação ou expansão, a compreender o potencial dos mercados onde atuam, a planejar a ampliação de sua capacidade produtiva, a simular o impacto financeiro de suas escolhas e a comprovar a viabilidade econômico-financeira, preparando o projeto, caso necessário, para obtenção de financiamentos e investimentos.

icone_fermentadorDurante o workshop, composto por conteúdos de aproveitamento imediato, os participantes aprenderão aspectos práticos da montagem e operação de uma cervejaria e irão preparar o plano de negócios do empreendimento que possuem ou que estão idealizando.

Por que participar?

icone_resultadoTrata-se de um treinamento totalmente prático utilizando um software completo para acompanhamento realtime dos números. Além de entender os conceitos que norteiam a estruturação de uma Cervejaria e a elaboração de um Plano de Negócios, os participantes irão desenvolver um caso real, na prática. Este estudo pode ser, se o participante desejar, o Plano de Negócios de sua empresa ou de seu projeto de negócios.

 

LINKS:

APRESENTAÇÃO DO WORKSHOP:
CERVEJARIA de AaZ

MATÉRIA SOBRE OS DEZ HOMENS MAIS RICOS DO BRASIL (QUATRO TEM NEGÓCIOS COM CERVEJA, SEGUNDO RANKING DA FORBES).
REPORTAGEM

1. Aspectos Práticos da Estruturação de uma Cervejaria

Legislação

  • Localização, Enquadramentos, MAPA

Investimentos

  • Dimensionamento e orçamento de equipamentos de fabricação + start
  • Orçamento de estrutura de envase e conservação (estoque)
  • Orçamento de estrutura de distribuição
  • Orçamento de estrutura de retaguarda administrativa
  • Arquitetura, projeto de adaptação e reforma de imóvel

Aspectos Práticos de Produção

  • Insumos: água, malte, fermento, lúpulo
  • Equipamento: rendimento, consumo
  • Outros custos: energia elétrica, gás
  • Composição do custo, CMV
  • Estoques iniciais e gastos pré-operacionais

Recursos Humanos

  • Produção
  • Administração
  • Vendas

Receitas

  • Estratégia comercial e oferta (mix de estilos)
  • Apresentação/Embalagem
  • Precificação
  • Volume
  • Vendas e crescimento

Impostos

  • Legislação tributária brasileira da Cerveja
  • Impostos, alíquotas
  • Lucro Real x Lucro Presumido

Marketing

  • Marca
  • Material de divulgação: site, folders, etc.
  • Publicidade: online, offline
  • Eventos e Feiras

Orçamento de Operação

  • Infraestrutura: imóvel, água, luz, fone, internet, manutenção
  • Seguros, Segurança,
  • Capacitação da equipe
  • Assessorias e Consultorias: contábil, jurídico, marketing, gestão

Sistema informatizado para cervejarias

2. Construindo o Plano de Negócios através de um software para acompanhamento realtime para dimensionamento do negócio

Plano de Negócios, o que é e para que serve?

Modelos de Plano de Negócios

O que descrever? Que números mostrar?

  • Análise do Negócio/Projeto
  • Estudo de Mercado
  • Composição da Oferta
  • Plano de Marketing e Vendas
  • Plano de Estruturação/Crescimento
  • Plano de Investimentos
  • Plano Operacional
  • Tributação
  • Simulação Financeira

Usando o Plano de Negócios para atrair Investidores e Financiadores

Marcelo Scavone

Marcelo Scavone | Escola da Cerveja

  • Fundador e proprietário da Escola da Cerveja;
  • Sócio proprietário da EGAS – Escola de Gastronomia Aires Scavone;
  • Sommelier de cervejas pela Doemens Academy;
  • Homebrewer desde 2009;
  • Realizou o curso Jornada Cervejeira do SENAI VASSOURAS /RJ;
  • Atua como sommelier na montagem de cartas de cervejas, palestras, degustações e harmonizações assistidas;
  • Membro da Associação Brasileira de sommelier de cervejas;
  • Membro do conselho editorial da Revista da Cerveja;
  • Colunista da coluna Cerveja Aromas e Sabores do Jornal do Mercado de Porto Alegre em 2012;
  • Curador e professor de cursos e eventos relacionados a produção artesanal de cervejas desde 2009.
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Mateus Silva | Mestre Cervejeiro

  • Formado em enologia pela Escola Federal de Bento Gonçalves (1999);
  • Mestre-Cervejeiro pelo SENAI de Vassouras (2000);
  • Engenheiro de alimentos em UNISINOS (2013);
  • Consultor cervejeiro de 40 cervejarias a nível de Brasil;
  • Gestor da Cervejaria do Farol, desde 2007;
  • Consultor para implementação de microcervejarias;
  • Desenvolvimento e formulações de receitas;
  • Treinamento de equipe para cervejarias.
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Carlos Steffen | Ativar Consultoria

  • Especialista em Marketing pela UFRGS;
  • Graduado em Engenharia Elétrica pela UFRGS;
  • Beer Sommelier pelo Instituto da Cerveja Brasil;
  • Especialista em Negócios da Cerveja pela Beer Academy;
  • Desenvolve atividades de consultoria e capacitação em marketing, planejamento e desenvolvimento de projetos e empreendimentos;
  • Atua também em desenvolvimento de mercado, já tendo conduzido projetos de expansão comercial de empresas no Brasil e Exterior.
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Felipe Spilari | Ativar Consultoria

  • Especialista em Marketing Estratégico pela ESPM;
  • Graduado em Administração pela UFRGS;
  • Desenvolve atividades de consultoria em planejamento estratégico, marketing e estruturação de negócios;
  • Temas de interesse e trabalho: marketing, planejamento, inovação, empreendedorismo e e-business.
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Marco Aurélio Dal Mas | Serra Inox

  • Proprietário da Serra Inox;
  • Diretor Comercial;
  • Técnico Mecânico;
  • Empresa atuante no ramo cervejeiro há cinco anos, com mais de 40 fábricas instaladas e mais de 200 clientes no ramo cervejeiro, fornecendo equipamentos desde o homebrewer até o grande cervejeiro com extrema atenção a qualidade.
alam

Alam Carlos Corrêa | BeerSales

  • Bacharel em Engenharia da Computação UNISC;
  • Diretor Executivo na e-Get Desenvolvimento de Sistemas.

Me surpreendi positivamente. Os instrutores são solícitos e extremamente capacitados. A qualidade do conteúdo é impecável.
(Leonardo Guimarães (DF) – turma de maio de 2017)

Com toda a certeza, foi o melhor dinheiro empregado com relação a esclarecimento para evitar perder muito dinheiro no futuro.
(Hamilton Dinarte – turma de maio de 2017)

Excelente ponto de partida para quem vai começar profissionalmente.
(Sérgio Mendes – turma de maio de 2017)

Curso excelente. Atendeu plenamente o esperado, abrindo um conhecimento amplo do assunto, além de simular diferentes cenários do dia a dia.
(Kauê Lopes Bueno – turma de maio de 2017)

A gente sempre quer mais! Queria mais um dia inteiro para fazer algumas simulações próprias com acompanhamento do instrutor. Curso intensamente objetivo, mostrando e orientando em todos os sentidos aos que estão interessados em investir no ramo.
(Jeane Blankenheim – turma de maio de 2017)

Acredito que o curso é essencial para quem quer iniciar um trabalho voltado para o mundo cervejeiro, dando uma noção global do negócio, independente de ter conhecimento ou já produzir cerveja na panela.
(Luis Carlos Mendes Jr. (BA) – turma de agosto de 2016)

O curso atendeu plenamente minha expectativa. Sai dele, com as informações necessárias para a decisão sobre atuar ou não comercialmente no meio cervejeiro.
(Marcos Deboni (RS) – turma de agosto de 2016)

O curso foi ótimo, bem planejado, tanto o conteúdo quanto o cronograma, a ordem que foi apresentado foi importante para o aprendizado. Material fantástico e as conversas com os cervejeiros e os professores são um curso a parte, respondendo dúvidas e aprendendo com experiência de que já passou por todas as etapas de abrir uma cervejaria.
(Domingos Valadão Neto)

Participei do curso Cervejaria de A a Z, e recomendo o curso para todos que tem a intenção em se aprofundar no tema e estudar a viabilidade de transformar uma paixão pela cerveja em negócio. Foi bem produtiva a minha participação.
(José Henrique Aguiar Lameira)

Não observei pontos fracos. Gostei muito do curso, ajudou muito, tudo muito esclarecedor. Quando vi o programa na internet, de pronto me inscrevi. O curso superou as expectativas. Muito bom. Parabéns!
(Julio Rigol)

Superou a expectativa. Exemplos práticos (cervejeiros) excelentes. Parabéns!
(Raul Diehl)

O curso esclareceu e apresentou diversos aspectos relacionados à rotina administrativa e em relação aos aspectos técnicos necessários ao pleno funcionamento de uma cervejaria.
(Cristian Fróes)

Turma de março de 2015

Depoimento 1: Muito bom o curso, continuem assim. Muito bem.

Depoimento  2: Acho que ajudou bastante na minha decisão. Me abriu perspectivas que não havia visto ainda.

Depoimento  3: Excelente a qualidade do curso. No meu caso, atingiu todos os objetivos pelos quais procurei o curso.

Depoimento  4: Curso didático e objetivo. Profundo na matéria. Fiquei satisfeito.

Turma de abril de 2015

Depoimento  1: Instrutores bem capacitados e preocupados em transmitir o conhecimento aos alunos.

Depoimento  2: O conteúdo atendeu todas as expectativas, com aulas descontraídas, professores muito receptivos e profissionais. Atenção especial ao coffe-break, muito bom. Ótimas experiências trocadas.

Depoimento  3: O ponto mais importante para mim foi sobre os impostos e a instalação dos equipamentos. Também achei muito interessante o plano de negócios. Parabéns pela iniciativa. A cerveja agradece.

Depoimento  4: O profissionalismo da equipe é perceptível. Parabéns!

Depoimento  5: O curso me apresentou perguntas que até então não me havia feito. Isso me ajudou a ter uma visão mais ampla e completa sobre o negócio. Ficou mais claro, depois do curso, que a construção e estruturação de uma cervejaria é algo que precisa se adaptar às características particulares de cada investidor.

Turma de  junho de 2015

Depoimento 1: O curso te deixa com uma boa ideia do aspecto administrativo. Os palestrantes são claros durante as explicações.

Depoimento  2: Ótimo curso! Os profissionais tinham domínio total dos assuntos abordados.

Turma de outubro de 2015

Depoimento  1: Ótimo curso, bem aplicável na prática.

Turma de maio de 2016

Depoimento 1: O curso é muito bem estruturado e bastante objetivo. A Escola da Cerveja é um diferencial para este ramo. Parabenizo a iniciativa e certamente recomendarei a quem demonstrar interesse.

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Preencha o formulário abaixo, escolha os cursos de interesse e seja avisado quando abrirem as inscrições para novas turmas.

Data de Nascimento:

Sexo:

Cursos de seu interesse: (marque quantos desejar)

PRODUÇÃO CERVEJEIRA
 Produção de Cerveja Artesanal Produção de Cerveja Artesanal - Intermediário Avançado em Tecnologia Cervejeira



WORKSHOPS E OFICINAS
 Aprofundamento em Água Cervejeira Aprofundamento em Leveduras Aprofundamento em Lúpulo Aprofundamento em Malte Desvendando o BeerSmith 2 Desvendando a Utilização de Ingredientes Exóticos Desvendando Rampas de Temperatura e Decocção Técnicas de Destilação de Cerveja Técnicas de Envase e Carbonatação em Barril Técnicas de Envelhecimento de Cerveja em Madeira Técnicas de Limpeza e Sanitização em Cervejarias

ATIVIDADES SENSORIAIS
 Elaboração de Drinks com Cervejas Especialização em Cerveja e Gastronomia Introdução ao Universo da Cerveja Off-Flavor e Análise Sensorial de Cervejas Sommelier de Cervejas Profissional



GESTÃO E NEGÓCIOS
 Cervejaria de A a Z Criação de Rótulos para Cervejas Gestão Ambiental para Cervejarias Inovação em Negócios da Cerveja Layout de Fábrica e Equipamentos



TREINAMENTOS DE BRIGADA DE SALÃO
 Bartender Bartender Diageo DF Iniciação ao Serviço de Cerveja


Política de Cancelamento

  • No caso de desistência por parte do aluno, com até 7 (sete) dias de antecedência do curso, a Escola da Cerveja resguarda-se ao direito de reter os valores referentes à taxa administrativa, correspondente a 20% do valor do curso, à título de multa rescisória.
  • Nas últimas 48 horas que antecedem o início do curso, não haverá restituição. Porém, é possível manter o valor pago como crédito para utilização em outro(s) curso(s) em um prazo máximo de 3 (três) meses, a contar da data da realização do curso adquirido pelo aluno.
  • O curso poderá vir a ser cancelado ou sofrer alterações a qualquer momento pela Escola da Cerveja, na hipótese de o mesmo não atingir o número mínimo de alunos ou ainda por motivos excepcionais. Nesse caso, o valor já pago pelo aluno referente à inscrição do curso, e somente este valor, será integralmente restituído.

Política de Desconto

Para dar seguimento à disseminação da cultura cervejeira em sua amplitude, a Escola da Cerveja proporciona uma política de descontos para incentivar o acesso aos cursos e à continuidade do aprendizado de nossos alunos nos cursos oferecidos.

Os percentuais definidos na política de descontos são válidos para todos os cursos oferecidos pela Escola da Cerveja. Casos não contemplados nesta política ficam sujeitos à análise pela diretoria da escola.

CUPOM DESCONTO SOBRE O VALOR TOTAL DO CURSO
Associados de associações cervejeiras, tais como: ACERVA(s), AGM, ABRACERVA 7,5%
EX-Aluno 5,0%
Colaborador de Cervejaria 7,5%
Dois (dois cursos ou dois participantes) 7,5%
Três (Três cursos ou três participantes) 10%
Quatro (quatro cursos ou quatro participantes) 12,5%
Cinco (cinco cursos ou cinco participantes) 15%

Regras sobre os cupons:

  • Para que o desconto seja validado, é necessário colocar a palavra correspondente ao mesmo, no campo cupom em nosso site e aplicar;
  • Os cupons não são cumulativos;
  • No caso da utilização do cupom que não corresponde à quantidade de curso ou de participantes correta, o pedido será cancelado;
  • Para pagamentos à vista, será concedido mais 2,5% de desconto, independente do cupom utilizado.

INSCREVA-SE

Selecione a data desejada e aperte nos seguintes botões: Comprar, Ver Carrinho e Finalizar compra.
Preencha os detalhes de cobrança e confirme a opção de pagamento (transferência bancária, cartão de débito ou de crédito).
Em caso de mais de um aluno inscrito no(s) curso(s) desejado(s), informar o nome completo do aluno em Notas do Pedido.

21 a 24/SET

R$ 2.640,00 Comprar

INFORMAÇÕES

MATRICULE-SE

21 a 24/SET – POA
Quinta: 18h30 às 22h30
Sexta e Sábado: 9h às 18h
Domingo: 9h às 13h

INVESTIMENTO

R$ 2.574,00 (à vista)
R$ 2.640,00 (8x R$ 330,00)

CARGA HORÁRIA

24h/aula

INCLUSO

Material Didático
Certificado de Participação
Beer-Break
Planilha para acompanhamento do plano de negócios