AVANÇADO EM TECNOLOGIA CERVEJEIRA (POA)

APRIMORAMENTO E APROFUNDAMENTO NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO

Com a abertura das importações na década de 90, a relação do brasileiro com o consumo mudou consideravelmente.  Aliado a isso, e com a mudança no paladar dos consumidores em relação à cerveja, passaram a surgir no Brasil mais cervejarias artesanais. Para se ter uma ideia, na década de 90, as microcervejarias brasileiras não chegavam a 10.

equipamentos curso avançado4equipamentos curso avançado3

Desde aquela época, surgiram diversas cervejarias, hoje reconhecidas e premiadas internacionalmente. Para se ter uma noção deste crescimento desde então, em 2005 o Brasil tinha aproximadamente 46 microcervejarias. Em 2015, este número chegou a 372 microcervejarias, representando um aumento de mais de 800%, em apenas 10 anos.

O curso Avançado em Tecnologia Cervejeira capacitará cervejeiros, operadores fabris e aspirantes à indústria cervejeira a necessidade das melhores práticas, condutas e técnicas de produção de cerveja. Conteúdo programático e corpo docente reconhecidos em toda América Latina. Curso teórico e prático com desenvolvimento em campo, avaliação do aluno módulo a módulo, produção e avaliação da cerveja produzida no curso. Ao final, as três melhores notas serão premiadas.

equipamentos curso avançado7equipamentos curso avançado2

Por quê fazer o curso?
Trata-se de um renomado curso, elaborado a partir da parceria entre Escola da Cerveja e professores com formação internacional. Tal certificação é necessária para fazer de você um profissional diferenciado e com mais conhecimento para atuar em campo nas pequenas, médias e grandes cervejarias do Brasil.

*Verifique termos e condições, na aba observações.

CONTEÚDOS DO CURSO:

  • Módulo I
    – Aspectos Teóricos sobre Matérias Primas: Cevada, Malte e Malteação, Adjuntos Cervejeiros; Lúpulo; Água Cervejeira;
  • Módulo II
    – Aspectos teóricos sobre a Produção de Mosto:  Moagem; Mostura; Clarificação do mosto; Fervura; Whirlpool, Resfriamento;
  • Módulo III
    – Aspectos teóricos e práticos sobre Fermentação e Maturação: Controles e medidas da fermentação, possíveis defeitos e como corrigir;
    – Estabilidade da cerveja: Adjuvantes e coadjuvantes, como utilizar, quais os existentes e quando utilizar;
  • Módulo IV
    – Cálculos de Brassagem: Cálculos de matérias-primas (inclusive adjuntos), água primária e secundária, cálculo de dosagem de lúpulo e taxa de evaporação;
    – Aspectos teóricos e práticos sobre Limpeza e Desinfecção: Tipos e uso de produtos para CIP, as etapas de sanitização, bem como os cuidados e controles na realização dos processos de limpeza e sanitização;
    – Prática de produção de mosto: Produção em equipamento semi-automatizado da receita elaborada em aula, cálculo dos rendimentos e análise da performance do equipamento;
  • Módulo V
    – Aspectos teóricos sobre filtração e carbonatação: prática de carbonatação, mensuração, métodos de correção quando necessário;
    – Envase prático: em envasadora semi-automatizada, prática e cuidados específicos.

José Gonçalves Antunes | Engenheiro Químico

  • Mestre em Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997).
  • Graduado em Engenharia Química pela Escola de Química da UFRJ (1996).
  • Atua no Sistema Firjan como Especialista em Serviços Tecnológicos do Centro de Tecnologia SENAI Alimentos e Bebidas.
  • Coordenou projetos de empresas como: Basf, Novozymes, ingredion, Cia. Muller de Bebidas, entre outras.
  • Possui 18 anos de experiência profissional na área cervejeira e de bebidas não alcoólicas.
  • Docente do curso Técnico de cervejarias onde ministra disciplinas referentes a matérias-primas cervejeiras, leveduras cervejeiras, fermentação e maturação.
  • Coordena o conteúdo tecnológico do curso Food Safety, ministrado na Coca-Cola Company.
HENRIQUE

Henrique Trancoso | Professor e Consultor Cervejeiro

  • Formado em Licenciatura e Bacharelado em Química (Faculdade de Humanidades D. Pedro II – FAHUPE, 1981).
  • Especialização em Engenharia Sanitária e Meio Ambiente (Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, 1990).
  • Atua na área de educação profissional do SENAI – Vassouras/RJ, desde 2009, ministrando aulas para as turmas do curso técnico cervejaria, cursos de tecnologias cervejeiras, jornadas cervejeiras.
  • Atuou em indústrias de bebidas alcoólicas e não alcoólicas (Brahma / Skol, Petrópolis, Ferreira Rodrigues, Bebidas Saborosa, Teresópolis, Schincariol) nas áreas de controle da qualidade, estações de tratamento de água, estações de tratamento de efluentes, processo de fabricação de bebidas não alcoólicas, coordenando equipes que atuaram nas respectivas áreas desde 1982.

Ligia Marcondes | Mestre Cervejeira

  • Química formada pelo Instituto de Química da UFRJ (2002-2007).
  • Técnica em cervejaria pelo SENAI RJ (2008).
  • Mestre Cervejeira por Siebel Institute/Doemens Akademie (2012).
  • AmBev (2007-2009): Foi admitida na empresa através do Programa de Talentos e fez treinamento por todas as áreas pertinentes à produção de cerveja por 6 meses. Em  seguida, assumiu o cargo de supervisora de brassagem, onde desenvolveu trabalhos de melhoria e gestão de índices. Foi responsável pela área de qualidade dentro da produção de cervejas.
  • Atua desde 2009 no CTS Alimentos e Bebidas SENAI RJ Vassouras como Instrutora especializada na área de bebidas com ênfase em cervejaria.
  • Ministra diversas disciplinas teóricas e práticas sobre produção de cervejas, especialmente para o curso Técnico em Cervejaria, entre elas moagem, mostura e fervura do mosto, além de fermentação e filtração de cervejas.
  • Ministrou cursos no exterior em espanhol sobre produção de cervejas pelo SENAI para a cervejaria SABMiller.

Gustavo Henrique Palhares de Miranda | Engenheiro Químico

  • Graduado em Engenharia Química pela Escola de Química da UFRJ/1983.
  • Diplomado em Mestre Cervejeiro pela Universidade Técnica de Berlim/1988.
  • Pós-graduado em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela EE-UFRJ/1991.
  • MBA Executivo Desempenho Empresarial pela Universidade Católica de Petrópolis – RJ/2000.
  • Profissional com experiência na área industrial em empresas nacionais e multinacionais de grande porte como Wow Nutrition (Grupo Brasfanta), Grupo Schincariol, Ecolab Química Ltda., Cervejarias Petrópolis e Brahma (atual AMBEV).
  • Atua no desenvolvimento de projetos, serviços técnicos e de consultoria, na formação profissional de técnicos cervejeiros em cursos de qualificação para a indústria cervejeira e de bebidas em geral.

Apoiador - UNITI        Apoiador - Serra Inox

Apoiador - MalteSul   apoiador-agraria

Intensivo de Verão: 12, 13, 15, 16, 17, 18 e 19/JAN

R$ 3.240,00Comprar

Leonardo Paredes (1° lugar da turma/primeiro semestre de 2017)

Completei recentemente o curso e saí bem satisfeito. Já sou cervejeiro há algum tempo, já fiz outros cursos. Novos desafios se apresentaram, além da eterna busca por evolução contínua, e senti a necessidade de dar uma reciclada, absorver a experiência de que já está há anos atuando no mercado de grandes cervejarias. Além de conhecimento robusto da ciência cervejeira, todos os professores tem no currículo a docência no SENAI de Vassoras/RJ, ou seja, também tem uma didática consolidada. Em outras palavras, tendo este curso à disposição, aqui no nosso Estado, não atinge a excelência cervejeira quem não quiser.

paredesMarcelo Scavone (Escola da Cerveja), Frank Nohel (Agrária), Leonardo e Lígia Marcondes (professora do curso)

Emerson Bittencourt Ferreira (2° lugar da turma/primeiro semestre de 2017)

Achei um excelente curso! Diante de um renomado corpo docente, tive o privilégio de aprimorar meus conhecimentos e práticas fabris na produção de cerveja de boa qualidade, desde os cuidados com inspeção e armazenamento das matérias primas até a garantia de um excelente produto final, passando por minuciosos processos de fabricação, sanitização e controle de cada etapa produtiva! Concluí o curso satisfeito com o resultado! Sinto-me mais preparado para o mercado cervejeiro! Parabéns aos organizadores pela boa organização e pontualidade.

emersonMarcelo, Frank, Emerson e Lígia

José Winiaver (3° lugar da turma/primeiro semestre de 2017)

É um excelente curso, com professores que conhecem muito o assunto e é aberto a troca de experiências dos alunos, melhorando o aprendizado.

winiaverMarcelo, Frank, José e Lígia

Arthur Mössner (3° lugar da turma/primeiro semestre de 2017)
O curso Avançado em Tecnologia Cervejeira me ajudou a esclarecer muitas dúvidas do meu dia a dia como cervejeiro. Foi fantástico ter tido aula com os melhores do ramo. O curso tem um ótimo equilíbrio entre a teoria e a prática. Recomendo a todos que atuam e pretendem atuar no ramo das cervejas!

arthurMarcelo, Frank, Arthur e Lígia

 

O curso foi bom para consolidar os conhecimentos adquiridos nos cursos e oficinas que fiz anteriormente, A presença de tutores que atuam no mercado é ótima e agrega muito.
(Tiago Mateus Schneider – 1° lugar da turma/segundo semestre de 2017)

Curso maravilhoso, superou minhas expectativas. Professores com ótimo domínio dos conteúdos. As trocas de experiências e conhecimentos com certeza farão a diferença nas minhas brassagens.
(Michelle Vieceli – 3° lugar/turma segundo semestre de 2017)

Baita curso. Excelentes professores. Excelente conteúdo.
(Daniel Souza Baptista – turma segundo semestre de 2017)

Curso 100% satisfatório.
(Juliano Bauer – 3° lugar/turma segundo semestre de 2017)

De maneira geral, o curso atendeu plenamente as expectativas. Os professores, as instalações e a troca de experiências e informação entre todos os participantes foi muito boa. Parabéns Escola da Cerveja!
(Carlos Lopes Cabral – turma segundo semestre de 2017)

O curso trouxe novidades importantes que já estou aplicando no meu processo, além da troca de ideias com os colegas da área e esclarecimento de algumas dúvidas que eu tinha devido à informações de diferentes fontes, especialmente da internet.
(Fábio Gaetani Marrone –3° lugar/turma segundo semestre de 2017)

Gostei de todos os módulos. Assim como todos os cursos que já fiz na Escola da Cerveja, gostei muito e tenho certeza que vai contribuir para meu aperfeiçoamento profissional. Destaque para os professores, em especial o José, que é realmente excelente. Nota 10!
(Diego Dornelles da Silva – turma segundo semestre de 2017)

Todas as aulas muito boas.
(Miguel Milani – turma segundo semestre de 2017)

DESEJA SER AVISADO QUANDO ABRIREM AS INSCRIÇÕES PARA A PRÓXIMA TURMA?


Preencha o formulário abaixo, escolha os cursos de interesse e seja avisado quando abrirem as inscrições para novas turmas.

Data de Nascimento:

Sexo:

Cursos de seu interesse: (marque quantos desejar)

PRODUÇÃO CERVEJEIRA
Avançado em Tecnologia CervejeiraProdução de Cerveja ArtesanalOperações Cervejeiras




WORKSHOPS E OFICINAS
Aprofundamento em Água CervejeiraAprofundamento em LevedurasAprofundamento em LúpuloAprofundamento em MalteDesvendando a Utilização de Ingredientes ExóticosDesvendando o BeerSmith 2Desvendando Rampas de Temperatura e DecocçãoLevedura Líquida - Bio4Microbiologia CervejeiraProdução Artesanal de Kombucha TeaProdução Artesanal de RefrigeranteTécnicas de Destilação de CervejaTécnicas de Envase e Carbonatação em BarrilTécnicas de Envelhecimento de Cerveja em MadeiraTécnicas de Limpeza e Sanitização em Cervejarias

ATIVIDADES SENSORIAIS
Cozinhando com CervejaElaboração de Drinks com CervejasEscolas e EstilosHarmonizando com CervejaIntrodução ao Universo da CervejaMestre em EstilosMestre em HarmonizaçãoOff-Flavor AvançadoOff-Flavor HomebrewOff-Flavor Intermediário


GESTÃO E NEGÓCIOS
Brew PubCervejaria CiganaCervejaria de A a ZComunicação e Marketing CervejeiroCriação de Rótulos para CervejasGestão Ambiental para CervejariasInovação em Negócios da CervejaLayout de Fábrica e EquipamentosLegislação CervejeiraTributação Cervejeira


TREINAMENTOS DE BRIGADA DE SALÃO
BartenderBartender DiageoBartender Diageo DFFast BartenderIniciação ao Serviço de Cerveja


Política de Cancelamento

  • No caso de desistência por parte do aluno, com até 7 (sete) dias de antecedência do curso, a Escola da Cerveja resguarda-se ao direito de reter os valores referentes à taxa administrativa, correspondente a 20% do valor do curso, à título de multa rescisória.
  • Nas últimas 48 horas que antecedem o início do curso, não haverá restituição. Porém, é possível manter o valor pago como crédito para utilização em outro(s) curso(s) em um prazo máximo de 3 (três) meses, a contar da data da realização do curso adquirido pelo aluno.
  • O curso poderá vir a ser cancelado ou sofrer alterações a qualquer momento pela Escola da Cerveja, na hipótese de o mesmo não atingir o número mínimo de alunos ou ainda por motivos excepcionais. Nesse caso, o valor já pago pelo aluno referente à inscrição do curso, e somente este valor, será integralmente restituído.

Política de Desconto

Para dar seguimento à disseminação da cultura cervejeira em sua amplitude, a Escola da Cerveja proporciona uma política de descontos para incentivar o acesso aos cursos e à continuidade do aprendizado de nossos alunos nos cursos oferecidos.

Os percentuais definidos na política de descontos são válidos para todos os cursos oferecidos pela Escola da Cerveja. Casos não contemplados nesta política ficam sujeitos à análise pela diretoria da escola.

CUPOM DESCONTO SOBRE O VALOR TOTAL DO CURSO
Associados de associações cervejeiras, tais como: ACERVA(s), AGM, ABRACERVA 7,5%
EX-Aluno 5,0%
Colaborador de Cervejaria 7,5%
Dois (dois cursos ou dois participantes) 7,5%
Três (Três cursos ou três participantes) 10%
Quatro (quatro cursos ou quatro participantes) 12,5%
Cinco (cinco cursos ou cinco participantes) 15%

Regras sobre os cupons:

  • Para que o desconto seja validado, é necessário colocar a palavra correspondente ao mesmo, no campo cupom em nosso site e aplicar;
  • Os cupons não são cumulativos;
  • No caso da utilização do cupom que não corresponde à quantidade de curso ou de participantes correta, o pedido será cancelado;
  • Para pagamentos à vista, será concedido mais 2,5% de desconto, independente do cupom utilizado.

INSCREVA-SE

Selecione a data desejada e aperte nos seguintes botões: Comprar, Ver Carrinho e Finalizar compra.
Preencha os detalhes de cobrança e confirme a opção de pagamento (transferência bancária, cartão de débito ou de crédito).
Em caso de mais de um aluno inscrito no(s) curso(s) desejado(s), informar o nome completo do aluno em Notas do Pedido.

Intensivo de Verão: 12, 13, 15, 16, 17, 18 e 19/JAN

R$ 3.240,00Comprar

INFORMAÇÕES

MATRICULE-SE

Intensivo de Verão:
12, 13, 15, 16, 17, 18 e 19/JAN
Sexta-feira (12/01): 19h às 22h30
Demais dias: 9h às 18h

 

LOCAL

Escola da Cerveja
Rua Dr. Mário Totta, 406
Bairro Tristeza
Porto Alegre/RS

 

INVESTIMENTO

R$ 3.159,00 (à vista)
R$ 3.240,00 (8x R$ 405,00)
*Consulte condições para mais de um inscrito pelo nosso WhatsApp: (51) 99964.8851

CARGA HORÁRIA

60h/aula

FREQUÊNCIA

75%

AVALIAÇÃO

Provas teóricas
Trabalho final
Premiação aos três melhores alunos

INCLUSO

Material Didático
Certificado
Beer Break
Participação no grupo de WhatsApp do curso